Os laminados cerâmicos ultrafinos ou lentes de contato dentais como são conhecidas popularmente, são confeccionadas em cerâmicas personalizadas para cada paciente, que recobrem parcial ou totalmente os dentes devolvendo harmonia do sorriso em questão de forma, volume e cor.
Como funciona?
Cada paciente é avaliado de forma individual e se houver indicação para o tratamento é realizado um planejamento personalizado. Através de protocolos fotográficos e exame clínico e complementares é possível realizar um planejamento estético dentro de fundamentos preestabelecidos que irão deixar seu sorriso mais atraente de forma natural. Com o planejamento digital é possível realizar o Mockup (teste), conhecido por ensaio restaurador, onde o paciente juntamente com o profissional avalia pontos estéticos e preferências para seu novo sorriso.
É necessário desgaste da estrutura dental?
Após avaliação clínica é possível definir a necessidade de desgastes minimamente invasivos ou desgastes um pouco maiores. O objetivo do desgaste dental é preparar a estrutura para receber o recobrimento cerâmico. A opção de realizar desgastes ou não depende de cada caso clínico e sempre busca manter a condição bucal saudável durante e após o tratamento.
Qual a durabilidade do tratamento?
Existem estudos com acompanhamentos clínicos de 20 anos com facetas cerâmicas em boca. A durabilidade do tratamento depende de uma série de fatores como por exemplo: Hábitos alimentares, hábitos parafuncionais (apertamento dental, posicionar objetos entres os dentes, roer unhas, bruxismo, dentre outros), por isso é importante um correto diagnóstico e planejamento de cada caso.